Tudo começou quando Carlos IX rei de França, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia 1 de janeiro como o início de cada ano. Como na época as notícias não estavam à distancia de um clique esta mudança demorou algum tempo. Anteriormente a festa de ano novo era comemorada a 25 de março tendo a duração de uma semana terminando a mesma a 1 de abril.
Os mais tradicionalistas e menos flexíveis não gostaram e continuaram com as comemorações na data antiga. Ao contrário destes os que concordaram passaram a fazer brincadeiras, enviando presentes estranhos e enviando convites de festas que não existiam. Desde então tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas. Duzentos anos depois estas brincadeiras espalharam-se por Ingaterra e consequentemente para todo o mundo, ficando conhecida como o dia da mentira. Em França "Poisson d'avril", em Itália "Pesce d'aprile", em Inglaterra "The Foolish Day".
Walt Disney criou uma versao clássico infantil que todos conhecemos, o Pinóquio, mostrando em forma de brincadeira o quanto pode ser mau e prejudicial a mentira na vida das pessoas.
Pregar mentiras neste dia até pode ser uma brincadeira saudável mas, o respeito e o cuidado nunca devem ser esquecidos para que ninguém saia prejudicado, afinal, a honestidade é a base para qualquer relacionamento sério seja ele de que espécie for.
A mentira tem a perna muito curta, pena que muitas pessoas se esqueças que esta é permitida só neste dia e não por toda a vida.
"Aquele que diz uma mentira não sabe a tarefa que assumiu, porque está obrigado a inventar vinte vezes mais para sustentar a certeza da primeira"
Alexander Pope