quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

| SiM! Já Fui ObEsA... |

Tenho um amigo que me é muito querido que brinca comigo sempre que faço as minhas caminhadas e colocou esta imagem no meu facebook. E isto fez-me recuar no tempo e recordar uma fase da minha vida. Para quem não sabe, eu já fui uma nadadora e pêras!! Federada, treinava duas a três vezes por dia...
A Arquitectura que tanto amo, queria mais atenção, mais trabalho, mais dedicação e a natação deixou de ser uma obrigação e acabei por a desleixar... O meu dia a dia era igual, mas ganhei peso! Muito Peso!!!
Primeiro começam as calças a ficar justas, mais justas, mais justas ainda e mais justas que já não servem! E eu pensava! Hum! Retenção de líquidos! Bolas! Logo tinha que herdar as coisas ruins da minha mãe! As camisolas a ficarem justas e a bochecha na cintura cresceu de tal maneira que quando percebi já tinha 30 kg a mais num intervalo de seis meses!! HORRÍVEL!! E o pior é que nem me apercebi! Ou melhor percebi mas nunca liguei até me ter confortado a mim mesma... É duro e necessário chegar a este passo porque só a partir daqui é que eu me conscencializei de que efectivamente estava OBESA!
Escolhi um nutricionista e os 30Kg que engordei em seis meses, perdi-os saudavelmente em dois anos. Custou, tive vontade de desistir várias vezes, mas teimosa, obstinada e persistente como sou não desisti e claro! CONSEGUI! Não fazia natação mas fazia caminhadas três vezes por semana, por isso e desculpem-me a franqueza que se não for devido a problemas de saúde, a obesidade para algumas pessoas é uma opção! E quando chegar a altura do calor começam as dietas loucas, os treinos quase diários no ginásio para já nem falar naquelas pessoas que optam por não comer ou comer mal! Como todas as pessoas normais também tenho oscilações de peso, mas cabe a mim controlar, quem nunca teve um devaneio de comer um pacote de gomas de uma empreitada só?! Faço isso tantas vezes! Mas claro, não é todos os dias!! BOA?! O sucesso de uma dieta passa também por fecharmos a boca e comer de tudo com conta peso e medida, engane-se quem pensar que me privei de comer o que quer que seja. Já fiz esta luta contra a obesidade quase à 15 anos e sabem que mais?! Nunca mais engordei descontroladamente, entretanto sou mãe de dois filhos e rapidamente fiquei em forma porque também fiz por isso...
E que tal começarmos a encontrarmos-nos na passadeira?! 
Fica o desafio, custa começar mas a seguir... SABE TÃO BEM!!!

Sem comentários: